Área de Reciclagem



A Polibaterias é um Operador de Gestão de Resíduos certificado:

Alvará nº 00022/2016 emitido pela CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, para a receção, triagem, acondicionamento e armazenamento temporário de resíduos perigosos e não perigosos.

Procedemos á recolha selectiva de baterias de chumbo, de acordo com a legislação em vigor, com a emissão de toda a documentação necessária e posterior preenchimento dos mapas MIRR no SILIAMB. A recolha de baterias usadas - sucata, é apenas permitida a operadores certificados. Não sujeite a sua empresa a coimas e processos, contacte-nos para apresentarmos as nossas condições de recolha.

 

As baterias são formadas por metais perigosos como chumbo, zinco, etc. e reagentes químicos fortes como acido sulfúrico, que, se acumulados na natureza sem o devido tratamento, podem envenenar o meio ambiente, contaminando cursos d’agua, a terra utilizada para plantio de alimentos, e assim atingir o ser humano, diretamente pela ingestão de alimentos contaminados, ou pelo contato directo com essas substâncias tóxicas.

A mesma rede de transportes que distribui as novas baterias também é responsável pela recolha segura das baterias usadas para reciclagem. Na unidade de reciclagem, as baterias usadas são separadas em componentes de modo a ser dado início ao processo de reciclagem. Granulado de plástico reciclado é produzido a partir de caixas e tampas de baterias e é utilizado para produzir novas baterias. Grelhas e terminais são reciclados em lingotes de chumbo e juntamente com o óxido de chumbo servem para produzir novos componentes. A partir de chumbo reciclado são fabricadas novas grelhas de bateria e o Óxido de chumbo também é reutilizado. Cristais de sulfato de sódio separados do electrólito usado (H2SO4 diluido) são reciclados e vendidos para produção de têxteis, vidro e detergentes. Algumas empresas reciclam o electrólito para produzir novas baterias; noutros casos, o electrólito usado é neutralizado e transformado em gesso ou é processado de acordo com regras ambientais e eliminado em estações de tratamento de água.

 


Alvará de Licença para a Realização de Operações de Gestão de Resíduos













VOLTAR





Powered by CodeZone